sábado, 28 de março de 2009

Florações de plantas hidrófilas

Recebi uma sugestao de post de um amigo aquarista, Alexandre Jose Picado, que tem grande experiencia em plantas de aquario, principalmente na forma emersa, na cidade de Registro-SP.
Depois de ler e reler seu email por diversas vezes, fiquei com este assunto na cabeça rs, e muitas vezes nos aquaristas olhamos para nosso aquario e pensamos, nossa... bem que poderia sair uma flor dessa planta e tal que iria ficar lindo .... eu so tive flor de anubia barteri nana e estranhamente, e na forma emersa de echinodorus latifolius...(que na verdade, acho que era apenas um botão, que nao desenvolveu).
(Flor de anubia barteri nana)
Mas quais sao essas benditas plantas que florescem???
Vamos começar sabendo o que é uma flor, porque elas aparecem e qual a função delas...
Flor, é a parte das plantas classificadas como angiospérmicas(divisão magnoliophyta) em que se encontram os seus órgaos sexuais.
A função da flor é assegurar a reprodução. Depois da fertilização do ovulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.
Desta maneira, milhares de especies de plantas, apenas nao florescem... pois sua estrutura reprodutiva é diferenciada, como na reprodução por estolhos.
Como a flor é o orgão sexual das flores e a reprodução delas depende da polinização, ao tratarmos de florações de plantas hidrofilas, esse assunto é bem mais delicado.... pois na marioria dos casos a planta lança de um artificio fisiologico de produção de uma haste, que irá conduzir a flor para a superfície. Que acontece por exemplo com as Echinodorus /Nympheas.
(Flor echinodorus cordifolius )

(Nymphea sp Blue)
Portanto, essas beldades, somente irao ocorrer em primeiro lugar... com plantas mais evoluidas, segundo lugar e de extrema importancia, de acordo com as caracteristicas do local da planta. O substrato fertil é bastante importante, a qualidade da agua e sem duvida nenhuma, a iluminação tem forte influencia sobre as plantas.
A familia das cabombas...
-Cabomba caroliniana ( variedades: caroliniana, paucipartita, pulcherrima )
origem: do Sul dos EUA ao Norte do Brasil.
flor branca.
-Cabomba aquatica ( cabomba roxa )
origem: Amazônia
flor amarela
-Cabomba piauhyensis ( cabomba rubra, vermelha, roxa )
origem: da América Central ao Centro do Brasil.
As flores são púrpuras, a C. piauhyensis forma albida de Cuba, possui flores de pétalas brancas.
-Cabomba australis
origem : Sul do Brasil , Uruguai, Paraguai e Argentina.
As flores possuem pétalas amarelas claras c/ uma mancha alaranjada na base.
Mas infelizmente, todas somente se desenvolvem fora d´agua.
A Egeria densa ( Elódea ),é originária do sudeste da América do Sul, e encontra-se disseminada em diversas partes do mundo ( América do Norte, África, Europa e Japão ), sendo considerada praga devido à sua rusticidade e capacidade de adaptação.Possui formato cilíndrico, as folhas são estreitamente lanceoladas e c/ bordas finamente serrilhadas, dispostas quase sempre em verticilo; o colorido varia do verde claro ao verde escuro. As flores são brancas. Sob luz fraca as folhas tornam-se menores e mais estreitas, ao mesmo tempo que aumenta o tamanho dos entrenós.
(Botão de Blyxa echinosperma)
Plantas hidrofilas que florescem: anubia barteria nana, glossos, cabombas, elodeas, oldenlandia salzmannii, ammannia senegalensis, Limnophila sessiflora, Nympheas , Violácea, heteranthera zoosterifolia, Rotala rotundifolia, Rotala sp. green. , Didiplis diandra ,Alternanthera reinekii ,eleocharis minima,Nymphoides humboldtiana, Utricularia sp, bacopas, echinodorus em geral, Hydrocotyle Verticillata , Hydrocotyle Leuceophala, blyxas.
Muitas outras também florescem, mas este é um assunto relativamente pouco discutido no aquarismo, geralmente as pessoas nao debatem de como produzir as flores, ou discutir o visual que estas podem produzir no aquario, no seu exterior....
Algumas plantas acabam florescendo submersas mesmo, como nas blyxas, anubias, glossos, eleochardis.... mas o que tenho visto em minha pequena experiencia, é que geralmente estas apresentam um botao de flor, que muitas vezes acaba nao se desenvolvendo a abrir a flor propriamente dita.
Isso aconteceu comigo por duas vezes com as anubias, tambem com eleochardis e echinodorus latifolis, que nao conseguiu fazer uma haste bem grandona pra colocar a flor dela pra fora....Acabaram virando 'bolinhas'.

Vamos entao a melhor parte... as fotos!!!

(Flor de Utricularia sp.)
( rotalas sp. green )
(Glossos)
(Didiplis diandra )

(Nymphea sp)
(Heteranthera zosterifoliafoto: Alexandre J.Picado)
(Violácea ou lilacina (?)foto: Alexandre J.Picado)
(ludwigia arcuata foto: Alexandre J.Picado)

(oldenlandia salzmannii )
(eleochardis parvula)

Hydrocotyle Verticillata

Hydrocotyle Verticillata

(Rotala rotundifolia)

Seguidores

 
Locations of visitors to this page