terça-feira, 10 de março de 2009

Hoje o assunto, são elas.... As ALGAS!!!

Em uma tradução da experiente aquarista paulista Cristiane Magnussen, vamos passar por diversos tipos de algas, com suas respectivas fotografias e modo de combate.
Agradeçam a Cris!!!
- ALGAS.
Um breve resumo sobre essas pragas que aparecem em nossos aquarios. Espero ajudar a todos que sofrem com o aparecimento delas.
1- Alga Marrom

(Alga marrom sobre echinodorus )

Alga Marrom(Phaeophytas)

Divisão: Crisófitos.

Classe: Bacilariofíceas (Diatomaceas).

Característica: Organismo autótrofo unicelular que apresenta clorofila A e C, como também pigmentos adicionais do grupo das xantofilas (fucoxantina e diatoxantina) responsável pela cor marrom da alga e mascarando a cor verde da clorofila.

Hábitat: Encontramos diatomeas em águas salgadas, doces e até mesmo em terra úmida.

Morfologia do aquário: Aparecem em forma de um filme cor marrom que cobre plantas, decoração e até mesmo os próprios vidros do aquário. Se caracterizam por sair facilmente passando algo sobre elas. Também após um tempo apresentam um aspecto gelatinoso.

Causa do seu aparecimento: Elas são comuns em aquários onde a intensidade de luz é baixa ou também quando o fotoperiodo é muito curto. Concentrações altas de fosfato e especialmente de silicatos parecem favorecer o aparecimento delas. As concentrações altas de nitrogênio afetam, mas não chega a ser o principal promotor da aparição dessa alga. As águas alcalinas, aquários instáveis devido a uma recente montagem, também se encontra entre os fatores que favorecem sua aparição.

Método de Controle: Mudanças de água freqüentes para reduzir a carga de fosfatados e nitrogenados do aquário. Somar peixe, devoradores de algas como, loricáridos etc. etc. Manter uma população pequena de caracóis: Planorbis, Pomacea, etc... Aumentar a intensidade de luz a mais próxima para 0,5W./l, e um fotoperiodo de 10-12 horas. Eliminação manual por meio do sifonagem do mesmo nas mudanças de água.

2-Algas Verdes.

Algas Verdes

Classe: Clorofíceas

Característica: Elas são as chamadas algas verdes por apresentarem clorofila A e B e outros pigmentos adicionais como os caroteno ou o xantofilas. Mais da metade das algas verdes que nós achamos no planeta fazem parte da classe Clorofíceas que são cerca de 4.000 espécies em água fresca.

Hábitat: Estas algas normalmente cobrem gamas extensivas,como pântanos, estuários ou riachos. Em geral, tanto em águas doces como em salgada, até mesmo em áreas terrestres, ou associado a fungos que formam em simbiose, líquens. Ela se fixam nas paredes do copo do aquário principalmente. Nas anubias tem a tendencia de se fixar nas folhas.

Causas da sua aparição: Elas podem aparecer em aquários de recente instalação, nesses que nele a alimentação tenha sido excessiva aos peixes. Elas também aparecem em aquários maduros ou sempre que eles tenham abundante nutrientes em colapso. O fator decisivo é um desequilíbrio entre nitrato e fosfato, onde os nitrato excedem as 10 partes a 1 de fosfato que deveria ter. Quer dizer, eles podem deixar para um excesso de nitrato (em relação ao fosfato) ou para falta de fosfato (em relação ao nitrato). O normal é que seja por uma carência de fosfato. O uso ferro separado pode inibir a absorção de PO4, que é um das razões para o que seu uso é dissuadido.

Método de controle: -Análizar os níveis de nitrato e fosfato. - Os valores "saudáveis" são 10 ppm No3 e 05 a 1 ppm de PO4. - Em aquários tradicionais ou plantados “baixa tecnologia”, se deve remover raspando as algas dos vidros além de corrigir a deficiência ou fazer uma mudança de água e reduzir a comida que você tem dado aos peixes.

As mudanças de água devem ser freqüentes.

Ordem de ação

1. TPA de 50%.

2. Suspender o fertilizante líquido completamente.

3. Limpar os vidros do aquário de forma que isto nos sirva como testemunha.

4. Somar monopotássio de fosfato diariamente. A dose é de um grama cada 2000 litros. (Faça uma regrinha de 3)

5. Repetir os pontos 3 e 4 até que as algas parem de aparecer no aquario.

6. Quando as algas pararem, você pode começar a fertilizar novamente com nitrato de potássio e com os outros macros e micros.

Controlar a introdução de nutritivo em colapso que não são consumido pelas plantas. E aqui vai uma cauculadora para saber a quantidade que você deve adicionar de fosfato ou nitrato no seu aquario (em espanhol)

http://aquaplant-chile.cl/utilidades/calculador/cal_redfield.htm

3-Algas Azuis (Cianofíceas) "cianobactérias

(Ataque de cianofíceas)

Algas Azuis (Cianofíceas) "cianobactérias"

Divisão: Cianófitos.

Classe: Esquizofíceas também chamadas Cianofíceas embora no momento sejam chamadas pelo termo "Cianoprocariotas" porque ajudando à citologia delas é uma bactéria com pigmentos e por vir de plantas, ela se refere à terminação "- fícea".

Características: Organismos unicelulares ou filamentosos, uma série de pigmentos especiais do grupo ficobiliproteínas como ficoeritrina (coloração avermelhada) e o ficocianina (coloração verde azulado),devido a dominância do ficocianina no ficoeritrina, elas têm um verde azulado de coloração, sendo assim chamadas de algas azuis. A diferença de todas as outras verdadeiras algas que nós trataremos nesta seção, a cianofíceas são organismos procariota e então, bactérias, o que implica que não exista um compartimento celular complexo como nas eucariotas. As algas azuis apresentam uma cobertura externa onde nós achamos os pigmentos fotossinteticos, enquanto o interior da célula é incolor. Elas apresentam adaptações aos ambientes mais improváveis, adquirem novas capacidades que lhe permitem sobreviver em condições hostis.

Hábitat: Principalmente em água doce e áreas terrestres com certo grau de umidade. Morfologia do aquário: Elas normalmente formam recobrimento denso de verde azulado, no chão do aquário, como em plantas e decoração. Elas emitem um cheiro particular quando nós tiramos do aquário. Sem dúvida as identificaremos com claridade se nós tivéssemos alguma dúvida da presença delas, porque é um cheiro bastante penetrante.

Causas do seu aparecimento: normalmente fazem ato de presença nos chãos desses aquários que apresentam um fundo pobre em oxigênio devido ao excesso de materia organica acumulada e circulação escassa da água. Em geral, eles invadem os aquários com água velha, abundância de nitrogênio dissolvido em colapso, filtros descuidados, falta de oxigênio (temperaturas altas, o excesso de população, etc...). Alimentos vivos não consumidos que é enterrado no fundo e se degeneram, junto com aditivos inadequados colocados no substrato, favorecem o aparecimento das algas azuis.

Método de controle: melhorar as condições desse aquario, de imediato, tpas e sifonagem. Ter uma plantação abundante de crescimento rápido que compete diretamente com as algas para os nutrientes. Favorecer a oxigenação: manter uma população apropriada de peixe e plantas, e dependendo do caso colocar oxigenadores. Sifonagem periódica do fundo do aquário durante as mudanças de água. Limpar com certa regularidade as midias filtrantes dos filtros sem esperar que o filtro fique muito "sujo". Iluminar de um modo apropriado às plantas, tanto em condições de fotoperiodo como em intensidade. O controle mecânico é fácil, sabendo que elas saem com facilidade, ademais com as sifonagens durante as trocas de água. Sabendo que é organismo procariota a tendência que é dada a usar antibióticos para a eliminação delas, NÃO! Os antibióticos devem ser os empregados para combater as doenças bacterianas de nosso peixe e não é necessário o emprego deles para combater as cianofíceas; com isto nós favorecemos o aparecimento de outras cianofíceas, mais resistentes em nosso aquário, contra as quais se em um futuro, nossos peixes sofrerem alguma doença bacteriana não poderemos utilizar determinados antibióticos. Tentaremos evitar o uso de produtos químicos desnecessários em nossos aquários.

4-Algas Vermelhas (Rhodophyta) "Petecas"*

O mas facil é retirar as folhas, mas se você decidir se arriscar e realmente da certo (experiencia propria) aqui vai:

Divisão: Rodófitos.

Classe: Rodofíceas.

Características: Chamadas também de algas vermelhas, apresentam clorofila A e segundo alguns autores tambem a clorofila D, mas sem uma dúvida que forneçe a ela o nome vulgar de alga vermelha é o predominado ficoeritrina entre de todos os pigmentos que se apresentam estas algas São organismos pluricelulares e filamentosos.

A espécie de rodofíceas marinha podem apresentar uma associação que nos recorda plantas superiores quando de fato é um falso tecido.

Extrair as algas vermelhas da folha de uma planta devido a sua fixaçao custa muito e em alguns casos impossíveis de fazer sem danificar a planta.

Habitat: A alga vermelha predomina nas aguas dos mares mornos , sendo escassa em aguas doces. São poucos exemplares de água doce.

Morfologia no aquário: A espécie mais comum de algas vermelhas em aquário pertence a Audouinella e dá forma principalmente a uma série dos filamentos de pouco comprimento na borda das folhas das plantas ou de extremidades da decoração (principalmente troncos) da cor marrom escura preta, que nos recorda às fibras de uma escova, por isso seu nome comum de algas pincel (Petecas)

Causas de sua aparição: São considerados as algas mais dificeis de controlar no aquário e as causas de sua aparência são variadas Uma bomba muito poderosa que filtre excessivamente a água de nosso aquário, que cause uma corrente importante, pode causar a aparência das temidas algas pincel (Petecas) Igualmente, as águas com pouco CO2 e alcalino satisfazem e são propensas a ter esses problemas. A dureza elevada do carbonato e pouca TPA, influenciam também em sua expansão.

Método do controle: Manter a agua mole e ácida. Sempre que seja possível , adicionar o CO2 a nosso aquário através dos sistemas apropriados.

Eliminar de forma mecânica todas as folhas que estão afetadas, sem medo de deixar as plantas muito “peladas”, ja que qualquer resto de alga pode reiniciar uma nova praga. Diminuir a comida dos peixes, nao de forma exagerada. Colocar no aquário peixes que consome as mesmas, sendo o Siamensis original de Crossocheilus, verdadeiramente eficaz para essa luta. Em caso de filtragem excessiva, reduzir o poder da bomba do filtro.

Uma ótima solução é, na saida da bomba, colocar uma "flauta". aqui vai a tabela de como fazer essa "flauta"

Lts/hora ------ D(mm) -------- nº ----D. orificio (mm)

300,00 --------- 10,3 --------- 3 ----------- 5,9

600,00 --------- 14,6 --------- 6 ----------- 5,9

900,00 --------- 7,8 ----------- 7 ----------- 6,7

1200,00 -------- 20,6 -------- 10 ---------- 6,5

1500,00 -------- 23,0 -------- 10 ---------- 7,3

1800,00 -------- 25,2 -------- 10 ---------- 8,0

2100,00 -------- 27,3 -------- 10 ---------- 8,6

2400,00 -------- 29,1 -------- 10 ---------- 9,2

2700,00 -------- 30,9 -------- 10 ---------- 9,8

3000,00 -------- 32,6 -------- 20 ---------- 7,3

3300,00 -------- 34,2 -------- 20 ---------- 7,6

3600,00 -------- 35,7 -------- 20 ---------- 8,0

3900,00 -------- 37,1 -------- 20 ---------- 8,3

4200,00 -------- 38,5 -------- 20 ---------- 8,6

4500,00 -------- 39,9 -------- 20 ---------- 8,9

4800,00 -------- 41,2 -------- 20 ---------- 9,2

5100,00 -------- 42,5 -------- 30 ---------- 7,8

5400,00 -------- 43,7 -------- 30 ---------- 8,0

5700,00 -------- 44,9 -------- 30 ---------- 8,2

6000,00 -------- 46,1 -------- 30 ---------- 8,4

D(mm): Diámetro interior do tubo.

nº: nº de orificios de do tubo da "flauta"

D. orificio (mm) Diámetro de cada orificio da flauta em milímetros.

(alga filamentosa )




Alga pincel(peteca)

Obrigado Cris!

Seguidores

 
Locations of visitors to this page