segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Glossostigma Elatinoides


Nome Popular: Glossostigma elatinoides
Nome Científico: Glossostigma elatinoides
Família: Scrophulariáceas
Habitat: Nova Zelândia
pH: 5.5 a 7.0
GH: até 8
Temperatura: 15º a 27ºC
Substrato fértil: Sim
Iluminação: Intensa (>1,0 watt/litro)
CO²: Sim Porte: 4cm
Posição no aquário: Frente
Manutenção: Difícil
Reprodução: por estolhos
Características: Planta rasteira , com nós enraizantes , com 2 folhas opostas por nó , espatuladas e de cor verde (de tom mais escuro quanto maior for a incidência de luz).Muito usada como carpete , chega hoje a ser considerada um símbolo de status aquarístico.Os mais pedantes a chamam de “Gloss”.Em profundidades maiores (acima de 40 cm) é de difícil crescimento.Necessita de CO2 ,forte iluminação, fertilizações líquidas e substrato rico , de granulação fina que facilite seu enraizamento.
Na ausência desses fatores pode apresentar crescimento para cima , em busca de luz e amarelamento das folhas.Podas regulares parecem favorecer seu crescimento.
Na forma emersa , pode apresentar pequenas flores brancas.
A Glossostigma Elatinoides, uma das menores plantas de aquário, é considerada um tipo de erva que é encontrada crescendo nos pântanos e em áreas inundadas na Austrália. Pode ser diferenciada da espécie G. diandrum, que tem quatro estames dentro da flor em vez de dois. Na década de 80, Takashi Amano descobriu esta planta (na época) incomum e impopular ao ler uma matéria da revista European Aquarium Style Magazine. Com estes espécimes importados, criou os primeiros aquários estilo Nature com carpetes. Agora, a Glossostigma Elatinoides é uma das plantas mais populares, para primeiro plano do aquário, no mundo.Esta pequena planta é razoavelmente fácil de crescer em aquários com forte iluminação e injeção constante de CO2. Quando se tem boa iluminação (pelo menos 1 watts por litro, ou preferivelmente mais), esta planta crescerá rapidamente cobrindo todo o substrato do aquário. Quando se tem uma iluminação fraca, a Glossostigma responderá crescendo verticalmente procurando iluminação mais intensa. Para um crescimento rápido e vigoroso, esta planta prefere adições regulares de nitrato (5 ppm ou mais), de Fosfato (0.5 ppm ou mais), e de Ferro na coluna de água. Esta planta responderá ao baixo nível de Nitrato com amarelamento das folhas e perdendo prematuramente suas folhas mais velhas. Os baixos níveis de Fosfato resultarão em um crescimento lento e em uma obscuridade - cor verde profundo. Quando não se tem um nível regular de Ferro e Elementos traço, as folhas crescerão transparentes e fracas.Ao comprar Glossostigma ela está geralmente no seu estado emerso, com isso plantar as hastes em grupos de três a quatro e esperar duas semanas para que as folhas no estado imerso começam a aparecer. A planta deve começar a crescer horizontalmente e cobrir o substrato em poucas semanas tendo boa iluminação, fornecendo-se o CO2 regularmente e os nutrientes.

Seguidores

 
Locations of visitors to this page