sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nymphaea caerulea - Ninféia azul

Nome genérico : Ninféia azul
Nome científico: Nymphaea caerulea
Familia: Nymphaeaceas
Origem: Africa
PH:6,5-7
Iluminação : sol pleno
Temperatura 10 à 32 graus celsius.
Tamanho: 40 cm
Manutenção: Média
Características : É uma das ninféias tropicais junto à Nymphaea rubra (flores vermelhas) e Nymphaea capensis (flores azuis), entre outras espécies.
Os egípcios conheciam bem o Loto azul (Nymphaea caerulea), também de Loto egípcio, lírio azul da água e lírio sagrado do Nilo.
Existem as de clima temperado ou frio e existem as de clima tropical (recomendada por não perder as folhas e florir constantemente). Entre estas, há as de floração diurna e as de floração noturna. No Brasil, há uma variedade muito grande de ninféias. As de clima tropical como a ninféia azul (Nymphaea caerulea) têm a vantagem de não perder as folhas no inverno e são de menor tamanho.
Essas características facilitam sua manutenção em lagos domésticos, uma vez que podem ser plantadas em menor profundidade, ou seja, podem ser mantidas com uma coluna d’água com cerca de 20 a 30cm, florescendo quase o ano todo.
Planta aquática de folhas flutuantes e raízes subterrâneas, desenvolve-se bem a sol-pleno e solo fértil. Muito apreciada por sua forma e pelas flores. Quando cultivada em sombra, a ninféia azul não costuma florescer, mas aceita muito bem a meia-sombra, quando floresce mais modestamente. Desenvolve-se bem em águas de pH neutro e não suporta altos índices de reserva alcalina. Assim, em lagos de alvenaria, há necessidade de uma boa vedação e controle da reserva alcalina.
Necessita de substrato fertil .

Seguidores

 
Locations of visitors to this page