domingo, 24 de maio de 2009

Ciclideos Africanos

Bom... ultimamente por força do destino, estive numa situação que tive que pesquisar bastante esses ditos ciclideos africanos... os famosos CA´s.
O efeito visual que eles tem é realmente de tirar o chapeu... mas a complexidade do ecossistema (basicamente os lagos africanos mais populares no aquarismo) do Lago Tanganika e do Lago Malawi, é bastante curioso... tudo deles é diferente ao nos referimos a aquarios dulcicolas... pH, Dh, Kh, Substrato , decoração, exigencias, Nossa, quem tem mais um com biotopos diferentes, e bem diferentes como esses sabe do que eu estou falando ...

1-O substrato: é de grande imortancia, pois ele que ira promover a manutenção dos parametros de dureza e do pH da agua. Geralmente o pessoal usa Dolomita, Halimeda (atualmente proibida pelo Ibama), pesquisando, vi um substrato da Seachen Onyx black se não me engano... cara... fantastico um aqua desse substrato. Há tambem quem use 40% de areia de filtro de piscina, e o restante se complementa com algum dos substrato dito acima.
Eu particularmente gosto de um , que é até bem leve...um mix de graos brancos e pretos....

2- Aquadecor: Mesmo sendo proibido pelo Ibama, algumas pessoas utilizam como elemento decorativo Rochas mortas... ou o coral marinho morto mesmo... o que acaba gerando uma industria predatoria dos mesmos, por isso foi proibido... conservação de nossa fauna. E garanto a qualquer pessoa que possa contestar, mas vivos sao muito mais bonitos.
Outras alternativas, sao rochas com pouca dureza... tipo... aquelas pedras de chao de piscina...pedra mineira acho, ela meio que em contato com a agua constante, faz com que ela libere ions que irao promover as caracteristicas da agua. Um aguario com essas pedra ficam beeem simpaticos tambem!
Outra maneira, mais ecologicamente correta, ao inves do uso dos corais, existem atualmente rochas mortas sinteticas, que possuiem uma serie de vantagens da natural:
-Tamanho aproximado de um côco verde 30 x 30 cm pesa em média 2 quilos.
Exclusiva rocha artificial para aquários marinhos.
-Preço muito mais em conta comparado a rocha viva natural por ter muito mais buracos.
-Totalmente ecológica e não prejudica a natureza com a extração ilegal.
-Não é tóxica nem altera os parâmetros químicos da água.
-Altamente porosa e, portanto excelente substrato para as bactérias benéficas a biologia do aquário.
-Design exclusivo com 80% dela contendo buracos contra 20% da taxa de buracos na natural.
-Excelente design próprio para colocação dos corais vivos.
-Alcaliniza levemente a água sem soltar matéria orgânica morta como acontece com as naturais.
- Não possui problema de erosão comum nas naturais.

Desta maneira nao há como utilizar troncos nesse tipo de aquario, pois acidificam a agua e nao ter nada a ver com o biotopo mesmo.


Substrato de Dolomita e decoração de corais mortos.
- Flora: geralmente sao usadas algumas especies de anubias e alguns musgos, mas podem ser destruidos pelos peixes, pois mtas especies sao herbivoras e quase sempre gostam de remexer o substrato desenterrando as plantas.
- Filtragem: Deve-se filtrar cinco vezes o volume total do aquário no período de uma hora. Potanto, num aquario de 200 litros , a filtragem minima recomendada é de 1000 litros por hora.
Eu fiquei facinado pelos peixes do lago Malawi.... os mbunas (pronuncia-se ambunas), esses sao os peixes que habitam as margens do Lago Malawi, um local bastante rochoso.. e diferente tambem do centro do lago, onde os peixes sao chamados de nao mbunas. Em breve irei postar mais umas fotos deles e atualizo aqui o assunto...

Seguidores

 
Locations of visitors to this page