segunda-feira, 27 de abril de 2009

Killifish

Estes sao as minhas novas "aquisições", provenientes do 14 Encontro Forum Aquario... uma simpatia estes killies, tive uma certa luta pra entrar no mundo dos killies, mas não deu jeito... aqui estao rs.
Segue as caracteristicas de alguns deles:
- Fundulopanchax gardneri
Fundulopanchax gardneri lafia (selvagem)
Trata-se de um dos killifishes mais populares entre os hobbystas, sua fácil manutenção e reprodução o faz uma ótima escolha para quem esta querendo se aventurar no mundo da killifilia. É um peixe africano e esta distribuído da Nigéria até Camarões, possui muitas populações com características próprias de cada localidade como por exemplo N’sukka, Udi Mountain, Lafia entre outras.
(Fundulopanchax gardneri albino)
É um semi anual, ou seja, possui características tanto dos anuais (desovam no substrato e passam por um período de dipausa) quanto dos não anuais (desovam em raízes de plantas e não passam por dipausa) mas no caso do gardneri o método usado com os não anuais é mais conveniente.A água deve ter pH levemente ácido, temperaturas amenas de em média 23ºC.
[Fundulopanchax gardneri lafia (selvagem)]
Assim como muitos não anuais e semi anuais é um ótimo saltador e por isso o aquário sempre deve ser tampado para evitar perda de indivíduos. Este killi aceita com certa facilidade rações industrializada, mas de preferência pelo menos uma vez por semana ofereça alimento vivo.
- Características
Nome científico:Fundulopanchax gardneri lafia
Origem:África
pH:6,8
Temperatura:23ºC
Dureza:5 a 8 dH
Tamanho adulto:7 cm
Tamanho do aquário:30 L
Alimentação:onívoro
Reprodução:ovíparo
- Aphyosemion australe goldNome científico : Aphyosemion australe gold
Aquário mínimo : 20 l
Habitat original : África Região:Gabão e Guiné
Família : Aplocheilídeos
Ph min : 6.0 max :6.8
Temperatura min : 20 ºC max :25ºC
GH min : 5 max : 8
Tamanho máximo : 6 cm
Manutenção : Fácil
Agressividade : Mínima
Alimentação :Artêmia, tubifex, enquitréias, larva do besouro do amendoim, Daphnia (pulga de água), Drosophilas (mosca da fruta), bloodworm, alimentos congelados, colorbits.
Características : Se trata de uma espécie de fácil manutenção, exploram todo o aquário sem preferência por superfície, meio ou fundo. Gostam de aquários plantados, com rochas e raízes. Necessita de pouca luz direta.Pode ser mantidoem aquários comunitários.
Reprodução: O Aphyosemion australe é um peixe ovíparo de fácil reprodução, necessitando apenas de musgo de java, bruxinha ou mop para desovarem. Os ovos eclodem em 20 dias e os alevinos atingem a maturidade sexual em aproximadamente 6 meses.Nos primeiros dias se alimentam de infusórios e paramecium ; nos demais aceitam microvermes, verme do vinagre, cistos de artêmia sem casca e para um crescimento rápido e saudável é recomendado o uso de náuplios de artemia.

Sites consultados:
Aquakilli: http://aquakilli.free.fr/australe.htm
Aquarismo Online: http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1579&Itemid=52
El Acuarios: http://www.elacuario.net/modules.php?name=News&file=article&sid=18
Fishbase : http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSummary.php?id=9751
Aquario Itaquera: http://www.aquarioitaquera.com.br/peixeDoceAfricanos.htm
Aquavisie: http://aquavisie.retry.org/Database/Vissen/Aphyosemion_australe.html
Obras Consultadas:
Aqualog
vitoriareef.com.br
http://vitoriareef.com.br/portal

- Lamp eye - Poropanchax normanni

Distribuição: O Lampeye Killifish foi descrito por Boulenger em 1913. Seu habitat natural africano, inclui Sudão, Chade, Camarões e Nigéria. Eles habitam lagoas, pântanos, águas rasas e valas de drenagem.
O peixe não está listado na lista vermelha da IUCN.

Descrição:O corpo do Lampeye Killifish é fino e alongado, a barbatana dorsal está definido para a volta de metade do corpo, e as escalas são redondos. Eles têm um fraco cremosa à luz coloração castanha, que será exibida iridiscente com boa iluminação. Fiel ao seu nome, os olhos do Lampeye Killifish vai brilhar também em boa luz. Um barbatanas machos podem ser ligeiramente mais do que apontou um do sexo feminino.

Tamanho - Peso: Este peixe pode crescer até 1 ½ polegadas (3,5 cm).

Cuidados e alimentação: Lampeye Killifish vão comer alimentos secos, mas fará melhor se alimentado menor dimensão alimentos frescos ou congelados, como filhotes de camarão ou daphnia. Embora sejam pequenos, um tanque de tamanho, pelo menos, 20 litros é recomendado e água limpa é um dever.

Embora eles possam ser mantidos em uma comunidade, que fixa, como todos os Killifish também vão fazer bem, quando mantidas em uma espécie tanque. Tal como acontece com muitos peixes, o lampeyes fará melhor e mais eficaz são indicadas em tanques que simulam seu habitat natural. Um substrato escuro em um aquário bem iluminado irá mostrar este peixe melhor. Como eles são um pouco tímido plantas proporcionará lugares escondidos, mas deixar algumas abrir espaço para nadar.
Água Região: Superior, Médio, Inferior: Esta é uma espécie que vai nadar perto do meio do tanque.

Condições da agua:

Temperatura: 24 - 29 ° C
Comportamentos Social: Lampeye Killifish são muito pacíficos que iráo fazer melhor companhia à outra especie de peixes pequenos e pacíficos. Eles são peixes de cardume, a companhia de outos exemplares lhe fará bem, ter 4 ou mais. Como acontece com qualquer schoolfish (peixes de cardume), quanto mais, melhor ficar assim como muitos como você pode pagar.
Diferenças sexuais: Eles são muito difíceis de diferenciar o sexo. Os machos podem ter barbatanas que são ligeiramente mais apontado.
Reprodução: Há relatos dessa espécie ter desovado no aquário, mas não estão disponíveis dados pormenorizados. Se você gostaria de tentar eles, experimentar métodos que têm trabalhado com outras espécies de Aplocheilichthys. Aplocheilichthys ovos são camadas que dispensa seus ovos mais finas folhas nas plantas selvagens.

Eles produzem ovos que aderem às plantas. Em um tanque, a utilização de uma desova esfregona irá servir o mesmo objetivo. Estes peixes podem desovar em uma espécie ou em um tanque reservatório genético.

Após a desova, a bruxinha de desova ou plantas devem ser removidos ou os ovos serão comidos. Os ovos serão maduro em 2 a 4 semanas. O recém-eclodidos alevinos devem ser alimentados com infusórios, microvermes , ou artemias recém-eclodidas . Prestar muita atenção quando alimentação, com alimentos podem rapidamente se sujar a água. A sinfonagem, será necessária, manter a agua limpa para ele viver bem.

Disponibilidade: O Lampeye Killifish, Aplocheilichthys kingii raramente está disponível. Contudo outras espécies de lampeyes semelhantes estão a ser criados na Indonésia, para que você pode ser capaz de encontrar algo semelhante.

Seguidores

 
Locations of visitors to this page