segunda-feira, 4 de maio de 2009

Kribensis - Pelvicachromis Pulcher

Classificação:
• Orden: Perciformes.
• Familia: Cichlidae (Cíclidos).
• Subfamilia: Pseudocrenilabrinae (Pseudocrenilábridos).
Agua:
GH=5-14ºd.
pH entre 5,0 y 7,5.
Temperatura: 24º a 26º
Tamanho:
Femea 6-7 cm. Machos até 10 cm.

Estes foram os meus ciclideos anoes e tem fans em todas as partes do mundo. Mas o que este pequeno ciclideo possui de atrativo alem de sua bela coloração?
O Kribensis é um lindo ciclídeo da África Ocidental, delta do Niger, fácil de manter e de procriar. Ele também tem uma peculiaridade rara entre os peixes: é a fêmea que toma a iniciativa de preparar uma toca, cortejar o macho, e até disputar um macho com outras fêmeas. Não deixe que a aparência fosca que você vê nas lojas te engane, assim que ele se adapta no aquário e se as condições estiverem boas, ele desenvolve lindas cores como as nas fotos acima, principalmente na época de reprodução. Os casais ficam juntos a vida toda e cuidam bem dos filhotes. Comenta Marcos Avila (ao site era dos aquarios).

Casal em seu aquario monoespécie

O Kribensis (Pelvicachromis Pulcher) é um dos Ciclideos com a maior facilidade de reprodução em aquários, portanto se quiser reproduzir esta família comece com o Kribensis. Peixe Calmo e pacifico, aceita qualquer tipo de alimentação, rações, alimentos vivos, e secos. Uma característica mais marcante em relação aos outros Ciclideos é que a coloração deste peixe tem uma variação maior ,portanto quanto esta com medo, assustado seu corpo pode ficar complemente pálido e sem cor. É um peixe tímido, sendo assim, gosta de se esconder e nadar entre folhas e esconderijos que deve ser previamente preparado pelo aquarista. Podem chegar a 9 cm de comprimento em aquários .

O macho é maior, tem nadadeiras dorsais a anais bem alongadas. A fêmea tem o corpo mais arredondado as nadadeiras menores do que as do macho, e a lista que divide seu corpo é quase imperceptível. Na época de reprodução o casal fica bem agressivo, até que a fêmea deposita seus ovos geralmente em troncos ou em um pedaço de vaso ou pedaço de argila inserida propositadamente pelo aquarista. O macho fecunda os ovos e em seguida o casal cuida da prole. A eclosão ocorre geralmente após dois dias, a natação livre deverá iniciar após mais dois dias, e é nesse momento que o aquarista deve inserir nauplius de artemias recém eclodidas ou infusórios para alimentar os filhotes. Caso o aquário seja comunitário, aquaristas mais experientes retiram os alevinos assim que ocorre a eclosão dos ovos para um aquario de reprodução.

Femea Kribensis exibindo sua barriga lilás-roxa, que mostrara ser grande, que caberao muitos ovos...
Alevinos

Os Kribensis, ou kribs, carinhosamente apelidados desta maneira, sao oviparos, e devem vivem na faixa de temperatura de 25-28 graus Celsius. Adapta-se muito bem às aguas neutras, e lvemente acidas ou alcalinas. (6,8-7,2, vivem bem, sem quaisquer problemas) e dH 6.

Um fato muito importante quanto à reproduçoes desses peixes é a caracteristica da agua, que influencia diretamente no sexo dos filhotes. As especias Perlvicachomis produzem relaçoes sexuaies (macho/femea) extremas a niveis de pH extremosUm ph perto do neutro, produz uma relaçao de sexual de 50:50.Ph mas acido e agua mas mole é a proproção ideal para maior numeros de machos, e ph mas alcalino e agua mas dura é a proporçao para maior numeros de femeas.

Macho de Kribs

- Historico:

Durante os 20 anos passados, Pelvicachromis Pulcher, conhecido geralmente como Kribensis, transformou-se um peixe muito popular de aquário para novatos e aquaristas experimentados igualmente. Há alguma controvérsia a respeito de como este peixe foi introduzido originalmente aos aquaristas.

A maioria dos peritos dizem que foram introduzidos como P.Kribensis, outro diz que era P.taeniatus. Eventualmente, porque a nomenclatura teria, o genus P., que esteve para Pelmatochromis, mudou a Pelvicachromis (algumas lojas na França, usa o nome Pelmatochromis).

Kribensis é conhecido também sob outros nomes em latin menos encontrados como peixe geralmente estes nomes são usados como nome de fantasias em lojas de vendas de peixes ornamentais, tais como: o pulcher de Pelmatochromis, o kribensis do P. ou o taeniatus do P., P.subocellatus, P. Humilis, sacrimontis do P. (krib gigante). Os nomes mais comuns do kribensis são: Niger Cichlid, Cichlid Roxo, Pallette Cichlid. O Kribensis albino foi produzido também nos últimos 20 anos. Kribs não deve ser confundido com o vale Cilideos do rift; são considerados certamente os Cilideos dwarf (um tanto remanescentes de Cilideos americanos sul), mas encontrados geralmente em deltas frescos ou ligeiro e em córregos encontrados baixos da África ocidental (IE Nigéria). Seu pH varia dos córregos macios (água negra pH ácido), na parte superior mais dura, mais alcalina do delta do rio Niger.

O nome latin para Kribensis é Pelvicachromis Pulcher, onde "Pelva" significa ' barriga, ' meios ' cor dos "chromis", ' e o "pulcher" significa ' bonito.'

Fica aqui a dica da Aqua Coefil... mto agradavel esse peixe...

Seguidores

 
Locations of visitors to this page