segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ramirezi (Microgeophagus ramirezi)

Integrante da família dos ciclídios, o ramirezi tem um comportamento pacífico e tímido no aquário, podendo conviver tranquilamente com outras espécies, num aquário comunitário, inclusive com peixes menores. A única precaução é não colocá-lo com peixes muito agressivos. Originário da Venezuela, o ramirezi possui um coloração bastante variada, por isso muitos o chamam de pierrô.
Apesar de ser uma espécie bastante resistente a doenças, ele pode vir a morrer de fome, pois é muito sensível quanto a alimentação.
Por isso, nunca deixe de faltar na sua dieta uma alimentação viva, artêmia e tubifex. Outro cuidado que você deve ter é com a água, mantenha entre 22 e 26 graus, mole(aproximadamente 10 dH), pH 6,8.
Coloque muitas plantas e pedras, formando cavernas para serem utilizadas como refúgio.
Os ramirezis são peixes muito comuns em aquários, graças ao seu bom comportamento( não arranca a vegetação, não faz buracos no solo, é pacífico) e sua beleza.
Uma aviso importante para você que quer criar um ramirezi é que ele demora um pouco para se acostumar com seu ambiente, ficando um pouco triste no começo, isso é normal durante sua fase de adaptação. O ramirezi atinge cerca de 5 a 6cm.

Nome Popular:Ramirezi
Nome Científico: Microgeophagus ramirezi
Família:Cichlidae
Habitat:Bacia Amazônica (Venezuela)
pH:5,5 a 6,6
Temperatura:24º a 29ºC
Dureza:até 6º dH
Tamanho Máximo:5cm
Sociabilidade:Casal
Agressividade:Pacífico
Manutenção:Média
Zona do Aquário:Fundo / Meio
Aquário Mínimo:40L
Alimentação:Onívoro.

É um peixe que obrigatoriamente exige alimentos vivos, embora aceite rações sem maiores cerimônias, esta deverá ser servida apenas como complemento. Raramente obtemos sucesso se ministrar apenas rações, com o tempo o peixe vai emagrecendo e adoece sem "causas aparentes".
- Características:
Peixe de hábito tímido e pacífico, sendo ideal para aquário plantado. Costuma não gostar muito de água profunda, sendo indicado no máximo 40-50cm de altura.Embora é comum encontrá-los nas lojas com cores cores pálidas, assim que se habitua no aquário, mostra sua coloração maravilhosa. A adaptação ao novo meio poderá ser lenta, se tratando de um peixe delicado com os parâmetros da água, muitas vezes não suportando constantes trocas de água que o aquário dulcícola exige. Procure mantê-los sempre em pH próximo a 6.0, água mole e temperatura tropical.

- Reprodução:

* Reprodução Oviparo, Quando o ramirezi está saudável e bem alimentado, sua reprodução é fácil. Basta colocar um casal, num aquário separado, com temperatura de 28 garus, água mole e ligeiramente ácida; sem cascalho e plantas. O fundo deve ser forrado por areia grossa e algumas pedras lisas, onde a fêmea depositará seus óvulos. Após a desova o macho fertiliza os ovos e a eclosão se dá cerca de 2 a 5 dias depois. Você irá perceber como a fêmea é extremamente maternal, cuidando muito bem de sua ninhada. Os alevinos serão mantidos numa gruta pela fêmea, por alguns dias e depois saírão para nadar em cardumes. Alimente os filhotes com infusórios, náuplios de artêmia e dáfnias.

Seguidores

 
Locations of visitors to this page